Emagreça Correndo: Carolina Dieckmann e a Dieta das Notas

13 março 2013

Carolina Dieckmann e a Dieta das Notas


Carolina Dieckmann

carolina_2Carolina é adepta da Dieta Nota 10 há mais de 10 anos. Não é à toa que sempre que ilustra uma capa de revista (e ela vive nas capas das revistas!), o tema da chamada é o de sempre: o seu corpão. Mesmo nas (raras) ocasiões em que esteve mais cheinha – como após dar à luz o seu segundo filho, depois de uma gestação onde engordou cerca de 30 quilos – a atriz não se entregou: passado o tal período, emagrecia tudo de novo com a dieta. A prova disso é que ela ilustra tanto a capa do livro Dieta Nota 10, lançado em 2005, quanto a do livro Cardápios Nota 10, 5 anos depois.  E, em ambos, fala sobre como a dieta funciona bem para ela.  No primeiro livro, Carol deu o seguinte depoimento:
“Conheci o doutor Guilherme por intermédio de Daniela Escobar. Ia começar a interpretar a personagem Camila, da novela Laços de Família, e precisava emagrecer. Tenho 1,60m e meu peso ideal é 50 quilos. Naquela época pesava 57 quilos, em conseqüência do nascimento de meu filho. Em um mês, perdi cinco quilos e, no mês seguinte, os outros dois. Minha primeira surpresa ao conhecer o ‘Doc’, como gosto de chamá-lo, foi descobrir uma dieta que
me libertava das dietas, já que podia comer de tudo. A segunda, compreender que, na verdade, eu
não fazia regime, mas um aprendizado de como me alimentar de maneira correta.

Já chegara ao peso certo, 50 quilos, quando a Camila tornou-se portadora de leucemia. Eu precisava, fisicamente, representar aquele momento da personagem. Não apenas raspei os cabelos, procurei novamente o ‘Doc’. Queria perder mais peso, conservando a saúde. Na Dieta Nota 10, emagreço comendo 500 notas diárias e mantenho meu peso com 700. Naquele momento, porém, precisei exagerar. Com a supervisão do doutor Guilherme, passei a consumir 350 notas diárias, sem abandonar a lógica de ingerir todos os tipos de alimentos. Alface, por exemplo, é ‘grátis’. Eu comia — aliás, ainda como, sou doida por alface-americana — uma bandeja inteira. Em pouco menos de um mês perdi três quilos. Mantive a aparência tão saudável que, para gravar as cenas de hospital, precisava recorrer à maquilagem para ‘criar’ olheiras e palidez. Passava base na boca para ficar com aspecto doentio. É verdade que me sacrifiquei e, algumas vezes, senti-me fraca. Mas trabalhei feliz, pois conseguira um aspecto convincente para a Camila. Isso aconteceu há quase três anos. Nunca mais abandonei a Dieta Nota 10. Hoje, mantenho o peso com 700 notas diárias. Muitas vezes, decido comer brigadeiros o dia inteiro. Esbaldo-me e não engordo.


"O mais importante da dieta do doutor Guilherme é que ela não é um milagre, é um método que ensina as pessoas a raciocinarem. É uma espécie de vacina que impede a volta dos quilos desnecessários. Nunca mais deixei de avaliar quanto custa cada alimento. Escolho o que desejo comer e acho que a grande vantagem da Dieta Nota 10 é essa liberdade."
Consumo diariamente minhas 700 notas, é muita comida. Se, na hora de dormir, ainda não as completei, tomo um copo de Nescau. Aprendi que, se por algum motivo precisar emagrecer de novo, meu corpo reagirá mais rápido porque o mantenho funcionando com o número certo de calorias.Com a dieta, entendi o meu organismo. Hoje, a Dieta Nota 10 faz parte de mim. Instintivamente, como sabendo exatamente quantas notas estou gastando. Para manter o peso não faço sacrifícios, apenas penso. É simples assim.” 

No livro  "Cardápios Nota 10", novamente lá está Carolina, agora com uma história diferente da contada no primeiro  – ela havia acabado de perder os últimos do 30 quilos que ganhou na segunda gravidez . Uma história diferente, mas com o mesmo fim: o corpão nota 10. O trecho a seguir é parte de uma matéria sobre Carolina, feita pela revista Boa Forma em outubro de 2008, e cedido para o livro:
 "Na gravidez, Carolina aproveitou o momento longe dos holofotes para comer o que tinha vontade. Devorava tudo o que passava pela frente. ‘Enjoei muito. Fiquei desanimada e mal-humorada. E a comida era a parte boa. Além disso, acho uma sacanagem pensar em dieta nesta fase’, conta. Durante a amamentação, continuou com o mesmo apetite. ‘Comia um pote de canjica dia sim, dia não. E cerveja preta todos os dias. Eu queria ter leite’. Apesar de ter exagerado, perdeu 9 quilos no parto (bebê, placenta e líquidos) e 11 quilos nos 40 dias seguintes. Sobraram 9.5 quilos, ‘Continuei cheinha por um bom tempo’. Mas, sete meses depois, quando parou de amamentar, estipulou o prazo de dois meses para voltar aos antigos 50 quilos, peso que considera ideal para os seus 1,60m.  Por que a pressa? ‘Não via a hora de entrar de novo no jeans 36.’ Também precisava ficar pronta para encarar a surfista Susana de ‘Três irmãs’, novela da Globo. E conseguiu. Apareceu gatíssima na praia logo nos primeiros capítulos.
Dieta com chocolateA primeira providencia foi procurar o endocrinologista Guilherme de Azevedo Ribeiro, criador da Dieta das Notas (ou Dieta Nota 10) – a mesma que ajudou Carolina a perder 10 quilos para fazer a Camila de Laços de Família (2000), que sofria de leucemia. E também para interpretar Márcia, uma roqueira lésbica do longa Onde andará Dulce Veiga? , seu primeiro trabalho no cinema. 'É uma dieta que tem uma proposta que acredito: emagrecer comendo tudo o que a gente gosta, desde que não ultrapasse, no meu caso, as 500 notas diárias (o equivalente a 1000 calorias)'. A atriz confessa que passou fome: ‘Sei que é errado. Mas várias vezes, extrapolei no chocolate, que eu amo. Daí sobravam poucas notas para as outras refeições’. Mesmo assim, funcionou: secou 5.5 quilos em um mês e os 4 restantes na seqüência. Agora, no peso certo, ela tem direito a mais notas, cerca de 700. Mas continua compensando o valor da pizza e do hamburger – outras duas paixões – para não voltar a engordar. “Quando chego ao Projac (centro de produção da Globo), e sinto o cheirinho de hambúrguer, não agüento. Peço para trazer um para mim. Para compensar, come coisas mais leves no jantar. O marido, que é todo saudável, dá uma força. ‘A noite, é ele quem manda no cardápio. Por isso tem muita verdura e legume no forno.’  Fruta? ‘Como apenas manga, banana, abacate e melancia. E só tomo suco de laranja-lima’.”
O cardápio da atrizum dia com 500 notas
café da manhã (80 notas)1 iogurte de frutas diet (30 notas)
4 fatias de peito de peru (50 notas)
almoço (120 notas)1 filé médio de frango ( 50 notas)
2 colheres de sopa de arroz ( 35 notas)
2 colheres de sopa de feijão (35 notas)
couve-flor e brócolis no vapor (à vontade)
lanche (50 notas)1 quiche pequena de legumes ( 50 notas)
chá diet (à vontade)
jantar (200 notas)2 batatas médias cozidas (70 notas)
4 colheres de sopa de atum ( 100 notas)
salada de agrião com tomate ( à vontade)
4 colheres de sopa de palmito (15 notas)
4 colheres de sopa de vagem cozida (15 notas)
ceia (50 notas)1 taça de sorvete diet (40 notas)
½ pires de chá de morangos (10 notas)
Fonte: dietanota10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...